©2018  Nutricionista Laura Guimarães.

Nutricionista

Como é o trabalho de uma nutricionista

Hoje, vamos falar sobre a profissão de nutricionista. Nutrição é a ciência da área da saúde que estuda a relação entre os alimentos e o ser humano sob o ponto de vista biopsicossocial.

 

O nutricionista lida com questões relacionadas à alimentação baseado em uma ampla compreensão dos seus determinantes sociais, econômicos e culturais.

 

Atualmente, existem no mundo distúrbios alimentares que vão da desnutrição à obesidade.

 

Esse profissional deve estar preparado para criar situações favoráveis à prevenção e tratamento desses males, incluindo todas as patologias que podem ser decorrentes desses estados, visando sempre à saúde do paciente. Podemos resumir que o objeto de estudo da Nutrição é o alimento; e seu objetivo, a saúde.

 

A Nutrição é uma ciência que proporciona ao profissional uma gama muito grande de oportunidades de trabalho. Ele pode atuar em diferentes contextos sociais. Só para exemplificar, podemos citar:

 

  • Nutrição clínica, com atuação em consultórios, hospitais, spas, clínicas para idosos, academias, clubes esportivos (futebol, vôlei, etc.), como personal diet, etc.

  • Administração de restaurantes, atuando em restaurantes industriais e comerciais, assessoria, marketing nutricional, creches, escolas, hotéis, etc.

  • Nutrição em saúde pública, com atuação em creches, secretarias de abastecimento, programas governamentais de alimentação, unidades de saúde, prefeituras, trabalho com a merenda escolar, etc.

  • Ensino e pesquisa.

 

O nutricionista pode atuar em ações de promoção de saúde.

 

Na prevenção e também curativas e de reabilitação nutricional, junto a indivíduos, famílias e grupos sociais.

 

Nessas áreas, o instrumento de trabalho desse profissional é a análise e elaboração de dietas e cardápios. Para elaborar uma dieta, são necessários dados que só podem ser conseguidos em uma consulta.

 

São examinados desde dados antropométricos, como peso, altura e quantidade percentual de gordura corporal.

 

Até a quantidade e qualidade da alimentação do paciente, que é minuciosamente analisada para que se possa fazer todas as recomendações necessárias e, dessa forma, prescrever uma dieta adequada às reais necessidades do paciente, levando-se em conta também informações como sexo, idade, estilo de vida, preferências alimentares, hábitos cotidianos, estado de saúde, etc.

 
Uma consulta com um nutricionista demora em torno de 60 minutos.

 

Assim, percebe-se como ela é criteriosa e como são necessários dados que só podem ser conseguidos em uma consulta presencial e com um profissional qualificado para esse fim.

 

Desse modo, você pode ter uma rápida ideia de como é uma pequena parte do trabalho de um nutricionista.

 

Até a próxima!

fonte: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=484